segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Workshop mostra que autoestima é arma para vencer o câncer

Segundo coordenadora, intenção do encontro é levar a mulher se amar (Foto: Fernando Rezende)
Olhar a vida com um viés positivo. Esse foi o objetivo de um workshop que ocorreu ontem, no Parque Campolim, para pacientes com câncer e seus familiares. Fruto de parceria entre o salão de beleza HD Hair e a entidade de ação social Grupo Andanças, o “Dia do Amor Próprio – Uma Tarde de Beleza e Acolhimento” ensinou alguns cuidados e dicas para as pacientes se sentirem bem, valorizando a autoestima.

“Queremos mostrar tudo o que se pode fazer para a mulher se amar, já que o tratamento do câncer faz a pessoa ficar debilitada”, conta Elisa Neiva Vieira, psicóloga especializada em psico-oncologia e coordenadora do Grupo Andanças, formado há três anos para acolher pacientes em tratamento com quimio e radioterapia. Ela diz que os efeitos do tratamento são cruéis com a autoestima das pacientes, pois causam, por exemplo, a perda dos cabelos. O evento faz parte das atividades do grupo, voltado a levar testemunhos e promover ações na comunidade relacionadas à prevenção e tratamento do câncer. 

Segundo Henê Lambert, dona do salão e parceira do projeto, essa fase do tratamento traz muitas dúvidas relacionadas à autoestima. “É muito importante compartilhar dicas de beleza para o bem-estar dessas mulheres”, afirma. No workshop, as mulheres puderam aprender, entre outras orientações, cuidados com as unhas, sobrancelha definitiva para atenuar os efeitos do tratamento, ou o uso de lenços ou turbantes.

VIDA NORMAL – O equilíbrio da imagem que fazia de si própria permitiu à Izildinha Fornaziero, 54 anos, levar uma vida normal mesmo após a descoberta da doença, há quatro anos. “Foi um susto, mas eu estava bem amparada, e continuar me achando bonita, me maquiando, trabalhou minha autoestima e me fez superar o câncer”, recorda-se. Ela conta que continuou tendo suas atividades rotineiras, como ir ao shopping ou a eventos.

GRUPO ANDANÇAS – O Grupo Andanças se reúne uma vez por mês, com a proposta de desmistificar os medos que os pacientes sentem desde o processo de quimioterapia e radioterapia até a alta médica, através da troca de experiências entre pacientes, ex-pacientes, médicas e psicólogas. 

Um comentário:

  1. Viver com autoestima é meu lema, mesmo depois de saber que eu estava com cancer nunca deixei de ir ao salão de beleza, faço minhas unhas toda semana, não vivo sem minha maquiagem. Não permiti que isso me abalasse minha alegria de viver é por isso que tenho obtido sucesso em meu tratamento...

    ResponderExcluir